Posts Populares

Archive for 04/17/14

Originalmente publicada por Fabian Albinot em

By : Unknown


Olá a todos!
A chegada de Poderes Ocultos vem causando muitas mudanças no ambiente de Battle Scenes. Novos decks e estratégias estão sendo desenvolvidos e colocados em prática. Decks de cenários, de Regeneração, de ações imprevistas, entre outros, andam “saltitando” por aí.
Novos jogadores se aproximam do jogo, dúvidas surgem e algumas ressurgem para assombrar até mesmo os jogadores mais antigos. Este post visa esclarecer a todos os jogadores e fãs deBattle Scenes algumas das dúvidas mais complexas e recorrentes no ambiente de jogo atual.

Para começar, falemos de Magia

Graças à versatilidade caótica de sua ação, a Feiticeira Escarlate tem ornamentado diversos decks, mudando cenários e causando pânico aos adversários. E a bela Wanda tem usado outros truques para deteriorar ainda mais os planos de seus inimigos. O card de habilidade de Magia Influenciar o Futuro é um de seus truques entrópicos favoritos.
Caos demais pode ser um problema, até mesmo para a filha de Magneto, por isso, vamos esclarecer de vez algumas dúvidas que têm surgido em relação ao texto permanente daFeiticeira Escarlate e ao uso de Magia e Clarividência em si.
Em primeiro lugar, cabe a mim informar que existe uma pequena porém crucial errata na página 22 do manual de Poderes Ocultos, e também pedir desculpas por este erro. O trecho final do segundo parágrafo, que diz…
Então você escolhe um alvo, aplica o efeito de Impacto Arcano, causando a ele 1 ponto de dano penetrante, e, após isso, recolhe os cards separados pela Clarividência, colocando-os de volta no topo de seu deck, na ordem que desejar.”
…está incorreto e deve ser lido da seguinte forma:
Então você aplica o efeito de Impacto Arcano ao alvo, causando a ele 1 ponto de dano penetrante, e, após isso, recolhe os cards separados pela Clarividência, colocando-os de volta no topo de seu deck, na ordem que desejar.”
Ao se usar uma ação em Battle Scenes, deve-se pagar seus custos e, caso seja aplicável, escolher seus alvos. Só após isso aquela ação irá produzir um efeito. A Clarividência decorre do uso bem-sucedido (todos os custos pagos e alvos escolhidos) e é uma parte do efeito das ações de Magia, o que contradiz a escolha tardia de um alvo – “Então você escolhe um alvo…” – indicada no texto do manual.
Portanto, para todos os efeitos, ao usar uma ação de Magia com Clarividência deve-se pagar seus custos e escolher seus alvos (se necessário), e só então a Clarividência poderá ser aplicada.
Isso já ajuda a explicar uma porção de dúvidas que envolviam o efeito de manipulação de cenários da Feiticeira Escarlate. Por exemplo, como a Feiticeira deverá escolher um alvo antes de usar sua Clarividência, isso a impedirá de ter personagens com Ataque à Distância como alvos se o cenário Fogo Cruzado estiver em cena. Já no caso do cenário A Essência do Medo, os 2 pontos de dano que sua ação Mágica do Caos causaria só serão diminuídos pela metade se esse cenário se mantiver em cena – se houver alguma troca de cenário durante o efeito daFeiticeira, o dano da Mágica do Caos não será mais diminuído pela metade pelo efeito de A Essência do Medo, pois o mesmo saiu de cena.
Ainda a respeito de cenários, Clarividência e Feiticeira Escarlate, o efeito de substituição de cenários dela irá ocorrer sempre durante a Clarividência e decorrente desta. Isso significa que, se a Feiticeira substituir um cenário por um outro que permita ao jogador que a controle comprar um card, este card deverá ser comprado diretamente do topo do deck daquele jogador, antes dos cards separados com a Clarividência retornarem ao topo do deck. Em suma, quaisquer efeitos que envolvam compra imediata de cards e que ocorram enquanto os cards separados pela Clarividência estiverem separados NÃO irão comprar aqueles cards, mas sim cards do topo do deck.
Um último dilema relacionado à Feiticeira Escarlate tem ocorrido quando ela usa a ação deInfluenciar o Futuro. A questão é se a Feiticeira pode, ao revelar cards do topo do deck do oponente com o efeito de Influenciar o Futuro, colocar em cena um cenário revelado ali. E a resposta é não, pois ela só poderá colocar em cena cenários revelados na Clarividência, e não vindos de outros efeitos das ações de Magia.

Mudemos de assunto: falemos de Ninjas

Apesar de serem baixas as chances disso acontecer, em certas ocasiões um jogador pode conseguir a proeza de reunir três Ninjas do Tentáculo em cena sob seu controle. Quando isso acontece, o efeito do texto permanente dos Ninjas estabelece que “a ação de Emboscada pode ser usada como se fosse uma ação de antecipar”.
Outra dúvida recorrente, que pode ser aplicada também aos cards Cable e Ciclope deEvolução Tática, é como funciona esse “como se fosse uma ação de antecipar”.
Em primeiro lugar, essas ações vão poder ser usadas na Etapa de Antecipação do turno do oponente. Isso é bem óbvio. O que o texto permanente dos Ninjas não deixa suficientemente claro é que, se forem usadas de tal forma, as ações de Emboscada serão de fato ações de antecipar, o que ativará defesas – como nossos velhos conhecidos, os cenários A Essência do Medo e o Fogo Cruzado.
A diferença mais marcante é que, durante a Etapa de Combate de seu próprio turno, o jogador poderá escolher se estas ações que podem ser usadas “como se fossem” serão ações de antecipar ou ações normais, podendo evitar estes efeitos de defesa.
Compare os textos permanentes do card Ninja do Tentáculo com alguns cards de BSPO, comoSaltitar e Tia May
“As ações chamadas Saltitar do personagem que estiver carregando este card são ações imprevistas.”
“Todas as ações de personagens chamados Homem-Aranha que você controla têm custo (2) e são ações de antecipar.”
Tanto o Saltitar quanto a Tia May estabelecem que certas ações SÃO imprevistas ou de antecipar. Nestes casos, ao contrário do que ocorre com os Ninjas, não há escolha.

Finalizo este post esperando ter ajudado a esclarecer estas dúvidas. Aproveito para ressaltar um ponto importante: Battle Scenes é um jogo complexo, inovador e recente, e os textos de seus cards vêm sendo desenvolvidos e aprimorados seguindo o processo de evolução do próprio jogo. Esse monitoramento dos textos não é uma coisa imediata e nem é fácil de ser feita. Pouco a pouco, erros vão sendo corrigidos, dúvidas vão sendo sanadas e um padrão vai sendo estabelecido para os textos dos cards, provando que Battle Scenes veio para ficar e evoluir.
Obrigado a todos vocês, fãs de Battle Scenes, por contribuírem com suas dúvidas e permitirem que este jogo evolua e se torne cada vez melhor! :)
*Fabian Balbinot é o criador de Battle Scenes.

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -