Posts Populares

Archive for 05/22/14

Carta aberta à Copag

By : Daniel Bastos
Caros representantes Copag

Com o advento de BSMI (MI seria Mundos Incríveis?) e as novidades apresentadas pela equipe Battle Scenes na forma de uma nova carta promocional e o software de aplicação para torneios, é importante que vocês olhem para a comunidade que se formou ao redor do jogo com carinho, como tenho certeza que têm feito até o momento.

É natural que surjam opiniões, sugestões, críticas e felicitações a todo o instante e que muito desse feedback seja difícil ou impossível de absorver. Vou além: é compreensível que não seja possível agradar a todos que tentam fazer o jogo melhor dentro de cada conceito considerado por cada jogador.

O que não é compreensível e não pode ser admitido como comportamento de uma empresa que busca a comunicação com a comunidade que cria é censurar vozes dissidentes que, no fim das contas, têm por objetivo contribuir para o crescimento daquilo que vocês mesmos plantaram.

Infelizmente, isso foi o que aconteceu hoje, no espaço fornecido por vocês para divulgação do software que deve ser lançado em breve. Eu sou uma dessas vozes dissidentes que acredita no jogo e quer vê-lo prosperar, mas que está assistindo a uma situação complicada de se reverter. E, hoje, eu fui censurado.

Sendo assim, a alternativa que me resta é usar este espaço que me cabe para tentar me fazer ouvido, já que, neste mesmo comunicado, vocês informam que estão a par dos acontecimentos nos blogs e comunidades que discorrem sobre Battle Scenes. À propósito, agradeço em nome da equipe pela menção a este espaço.

Permitam-me explicar a situação, já que a mesma ainda não está clarificada. Abaixo, segue o trecho escrito por mim e censurado por vocês:

.
"Um sistema oficial de torneios não atrai novos jogadores, que não se importam com o tempo decorrido de uma partida ou o parelhamento de dois jogadores ou os resultados de uma rodada.

Um sistema oficial de torneios não difunde o jogo por si só, sendo o mesmo novo e carente de divulgação (o que leva ao primeiro e principal ponto). Basta ir a uma loja, jogar e contar quantas pessoas por dia param, olham e mal fazem idéia do que se trata, mesmo sendo do universo gamer/geek/TCG/etc...

Um sistema oficial de torneios não dá garantias de que haverá suporte ao jogo na forma de representantes Copag presentes a torneios oficiais em parceria com lojas, mesmo quando a própria Copag realiza o acordo (e não cumpre).

Um sistema oficial de torneios não habilita o jogo a disputas em "melhor de 3", como qualquer TCG que almeja ser competitivo e que enfrenta sérios problemas ditados pela disputa à iniciativa.

Um sistema oficial de torneios não resolve o problema de um jogo com dois decks semelhantes, que torna o jogo literalmente uma "partida de um lado só", como nenhum outro TCG foi capaz de conceber até hoje.

Eu poderia continuar, mas o ponto é que existem outros problemas que demandam uma atenção maior do que um software próprio para o jogo (sem o qual os lojistas são perfeitamente capazes de organizar torneios).

Dizer que este é o principal problema com o jogo no momento é desconhecer os reais problemas que a comunidade enfrenta com um jogo que está sendo carregado nas costas pela mesma ou querer encher a bola da Copag por "qualquer osso jogado". Mas não deixa de ser uma ótima iniciativa, que mostra que a Copag ainda quer algo com o jogo, ao menos."
.

Para contextualizá-los melhor, esta foi uma resposta a outro usuário que havia me interpelado sobre a iniciativa adotada por vocês ser exatamente o que nós, jogadores de BS, precisamos nesse momento em se tratando do jogo. Minha postura, obviamente, é contrária.

Se, em algum momento ou trecho, a Copag sente-se prejudicada ou difamada pelas minhas palavras, não é essa a minha intenção. A minha intenção, porém, é chamar a atenção ao fato de que o que está sendo entregue a nós, jogadores, não é o suficiente.

O receio de que o jogo não se sustente para uma quinta edição por puro desinteresse dos jogadores que investem em BS e dos lojistas que nos mantém abastecidos é real e amplamente discutido aqui em SP. Isso está sendo dito por alguém que está vivenciando o ambiente que vocês esperam cultivar. Essa é a intenção.

E o que foi feito comigo hoje é de uma vergonha descabida, uma lástima incompreensível.

Cada vez mais jogadores estão abandonando (ainda que temporariamente) BS por diversos motivos. E os que restam estão sem saber o que esperar. Ainda assim, vez ou outra, um de nós encontra uma pessoa comprando uma booster box ou um deck de BSPO, genuinamente interessada na comunidade ativa ou simplesmente com algumas dúvidas, mas sem coragem de interagir com jogadores mais experientes por não ter o devido apoio em estruturas organizadas de incentivo.

Nós, os tidos "jogadores experientes", somos poucos. Oito, dez, às vezes doze, que se encontram em torneios organizados e mantidos por alguns lojistas que acreditam no nosso esforço. E estamos ávidos por um aumento significativo nesse número de entusiastas. Mas precisamos de vocês. Assim como, quero acreditar, vocês precisam de nós.

Através desta carta, convoco meus colegas de blog e outros membros da nossa comunidade a se manifestar. A favor, contra ou muito pelo contrário. Precisamos de vozes. Quantas forem possíveis angariar. E que todas sejam ouvidas por vocês, a quem esta carta realmente deve interessar.

Atenciosamente,

Daniel Bastos.

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -