Posts Populares

Archive for 06/05/14

Spoilers MI: Fera e Tempestade

By : Atila Ferreira
Olá pessoal, e o que será do novo Fera em Battle Scenes?


E a primeira carta Ultra Rara é revelada: Tempestade.

Atila

Mais um X-men, dessa vez o Fera veio para mostrar que os mutantes não dependerão apenas da sorte para ver jogo. 


Ótimo ataque, pois você pode baixar ele com pensar rápido e mais quaisquer habilidades (por exemplo, concentrar poder) para evitar uma eventual Toupeira Mecânica, e quando precisar de uma das cartas que ele estiver carregando para baixar um novo personagem, você pode simplesmente mandar ela para os recursos de novo e carregar algo nele. Enfim, o ataque dele gera inúmeras possibilidades de jogo, principalmente na preparação e na antecipação, muito estratégico.


Seus poderes também são bons, Lâminas possibilita a utilização de Garras Imoladoras, que é a grande função de Lâminas hoje competitivamente, talvez um Trespassar, mas ai precisaríamos de mais personagens com garras para valer a pena, e não deve ser o caso. Agilidade pode ou não ser útil pensando em X-Men, acho que aí depende muito do rumo que você pretende dar para o deck: Energético, Telepatia / Telecinesia, Agilidade, etc.. Mas algo que acredito será de muita valia é a sua genialidade, pois aí ele vira um grande starter junto com Forge e/ou Xavier. 


O Fera pode ver jogo fora dos X-men também, pensando em algo no estilo do antigo "The Wall" que ia para o jogo, ou algum deck baseado em agilidade, pois apesar de ser pesado para este tipo de deck (4/1), ele pode compensar isso com seu ataque que realmente pode vir a calhar. 


Enfim, acho que ele verá bastante jogo, principalmente no começo da coleção, onde estamos todos inspirados a testar coisas novas, e aparentemente a comoção será para um deck de mutantes. O Fera é uma grande aquisição ao jogo, mas acho que a grande carta da coleção pode ser alguém ou algum cenário que busque suportes para sua mão, (já temos Convocar Reforços e Mysterio) pois mesmo com tudo que tem sido apresentado para os X-men, os suportes ainda fazem toda a diferença para um deck montado ao redor desta filiação. Quem sabe um Forge que busque suportes....


Mas finalizando sobre o Fera: tem bom ataque, bons poderes e boa perspectiva no cenário competitivo, tanto como suporte quanto como atacante. Mas o algo mais para os X-men ainda está por vir... nota: 3/5



E sobre a tempestade:


Hum... boa carta, mas com muitas ressalvas. 

Primeiramente, fico mais preocupado do que animado com a carta, principalmente por me lembrar do Ciclope de Evolução Tática. Quando saiu o spoiler dele, boa parte das pessoas acreditou que ele seria o personagem que daria jeito no deck de x-men, e de longe não foi - além de ser uma daquelas cartas que só acumulam poeira na pasta, e apesar disso ainda é ultra rara. E a Tempestade também. 

Outra coisa, assim como o Ciclope ela é feita para jogar em conjunto com outros X-men, pois sozinha sua habilidade se torna bem menos efetiva. 

E por fim, falando ainda em ressalvas da carta, mas agora especificamente do poder de ataque energético, que parece ser para onde o deck de X-men converge: acredito que todos concordamos que concentrar poder seja a carta do deck, certo? E ela é usada de forma ideal quando o oponente baixa seus personagens primeiro, até aí sem dúvidas. Mas como jogar com um deck base de ataque energético com uma restrição de 7 cartas na mão? Enfim... como não é nada oficial, fica apenas como preocupação e devaneio, nem tanto meu, até porque não gosto de decks de ataque energético. 

Mas finalmente falando sobre a carta, ela é boa. Isso pensando isoladamente na carta e não na coleção em si ou no jogo como um todo. 

Se pensarmos em uma matriz, onde temos que classificar 100 cartas em ultra, super, rara, incomum e comum, e fazer isso baseado em um custo x beneficio real da carta, ai novamente fico com um pé atrás. Pela habilidade, bem limitada, apesar de ótima, e pelo ataque, muito específico, apesar de imprevisto - no máximo diria que ela deveria ser super rara para valer o preço que custará, em questões monetárias mesmo. Pensar que um Mysterio custa R$ 15,00 e um Ciclope R$ 30,00  é de f... 

E novamente voltando a carta:  ela vai ver jogo, acho que todo mundo deve ter imaginado como deve ser bom montar a mesa com Tempestade, Ciclope (UM) e Pássaro Negro, ou Tempestade e Destrutor + Concentrar poder (2) e Onda de energia (1) - opções de combos com ela não vão faltar. Acho que o possível deck de X-men se fortalece com a Tempestade, pois mesmo aqueles danos penetrantes são reduzidos em um, o que ajuda muito a não se prejudicar com sua própria onda de energia. E vai fazer seu oponente querer tirar ela do campo o mais rápido possível, ai eu acho que é muito melhor ela ser 4/1 e não 3/1, pois esse 1 a mais de dano nela para matá-la vai ser duro. 

No geral é uma carta que deve fazer estragos, essa habilidade vai ajudar muito, quem já foi vítima de Batalha em área povoada sabe do que estou falando. E vamos esperar para ver o que vai sair de habilidades voltadas a ataque energético e voo, porque depender só de concentrar poder e onda de energia é perigoso, mas coisas boas devem sair. Ela mereceria um 4/5, mas como é Ultra, e aí precisamos pensar mais criteriosamente, porque o que eu, pelo menos, espero de uma Ultra é versatilidade, no mínimo, e a condição de mudar um jogo ao meu favor quando eu coloca-la em jogo. A Tempestade não é Versátil, pensando em utilização fora da sua filiação, mas ela pode mudar um jogo sim. 

Não joga bem como Feiticeira Escarlate, Dr. Doom (UM), Pensar rápido ou Concentrar poder (apesar de muitas ultras não jogarem), por isso vou dar 3/5.



Daniel:


Sobre o Fera, tenho que admitir que estou confuso. A combinação de poderes funciona, acrescentando o fato de que Fera é o primeiro personagem de Battle Scenes que combina Lâminas e Genialidade. Garras Imoladoras é uma ameaça sempre presente no meta competitivo, o que libera Fera para dar maior suporte com habilidades de Genialidade.


A ação própria é que me incomodou um pouco. Consigo ver as aplicações estratégicas, em conjunto com Contra-ataque Afiado, por exemplo. Mas, no calor do combate, não poder usar essa ação ofensivamente pode ser a diferença. 


Talvez veja jogo, mas confesso não ter uma opinião formada sobre ele ainda. Para o formato atual, não conseguiria encaixá-lo em nenhum deck. Veremos...


Nota: 2/5


Sobre a Tempestade, outra decepção. Combinação básica de poderes e mais poder de fogo Energético. Já entendemos o recado, Copag.


O texto permanente é bom. Não ótimo, mas bom. A carta é independente dos X-Men, funciona sozinha e tem uma resistência natural acima do comum, inclusive sendo a primeira carta a negar dano proveniente de textos permanentes sem depender de nada (lembrando que Garras Imoladoras e afins ignoram essa resistência). Pode entrar em um deck Energético que tenha um foco em cartas mais leves (Pete Wisdom, Destrutor, Electro, Tempestade seguem essa linha). Dentro de um deck mutante, ela amplia a resistência natural dos X-Men consideravelmente e confirma que Energético será o caminho.


A ação própria indica que habilidades potentes de Antecipação podem vir por aí para o poder de Vôo. Ainda assim, é fraca por si só.


Achei uma carta interessante para o propósito de firmar uma estratégia mutante. Mas o que me pegou é a raridade da carta. Definitivamente, uma carta que não merecia ser Ultra Rara, pelo conjunto que apresenta. Mas, como o julgamento é do potencial da carta...


Nota: 3/5

Tag : ,

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -