Posts Populares

Archive for 07/28/14

BSPO - Retrospectiva

By : Daniel Bastos
A temporada BSMI está entre nós, guerreiros!

Passada a ressaca do AnimeFriends, aonde presenciamos a ascensão dos decks temáticos de afiliações, ainda não podemos deixar a edição anterior para trás. Ainda existe um compromisso antes de abrir de vez as portas para as Multíplas Identidades. Claro que estamos falando do 1º Encontrão de Battle Scenes, iniciativa dos blogs Torneios de Battle Scenes e Amálgama Nerd Geek, que ocorrerá neste sábado, dia 02/08 em São Paulo.

No espiríto do Encontrão, estaremos relembrando os decks que fizeram sucesso na edição BSPO, seja por terem vencido torneios ou se destacado em determinado momento, como forma de honrá-los e nos despedirmos deles, mas também como um guia de referência para os muitos (e bem-vindos!) novatos que estão entrando no jogo com o lançamento de BSMI. Por coincidência, cinco decks encaixam-se nessa categoria, então colocaremos os holofotes em um deles por dia, até sexta-feira. Assim, encerramos nossa cobertura com foco em BSPO um dia antes do evento de encerramento da edição.

A retrospectiva contará com um breve comentário a respeito do histórico de cada deck e um esqueleto do mesmo, ou seja, uma base mínima de cartas necessárias para que o deck tenha sucesso. Por existirem diversas versões existentes de cada deck, fica impossível apontar 60 cartas que sejam consideradas o modelo perfeito. Sendo assim, damos esse primeiro direcionamento e cada jogador pode emulá-lo a seu gosto, se assim o desejar.

Importante ressaltar que essa análise cobre somente o metagame presente na cidade de São Paulo, à qual os membros desse blog são oriundos e/ou residem, o que abre espaço a leitores de outras cidades e Estados a contribuir.

E sem mais delongas, vamos ao arquétipo de hoje...


O Poder da Magia foi introduzido em Battle Scenes na edição Poderes Ocultos, que praticamente girou em torno dos ensinamentos místicos. E podemos dizer que a sua introdução mudou drasticamente a maneira como o BS é jogado em seu nível mais alto.

Sua principal característica é a velocidade de entrada com cartas leves e significativas, impondo um controle de mão, deck e mesa a partir do primeiro turno de jogo. Essa característica por si só foi o que determinou os rumos do metagame de BSPO. Mesclando Magia com Poderes portadores de fortíssimas ações de Antecipação, como Agilidade, Telepatia e Lâminas, o piloto é capaz de controlar qualquer ameaça que entre em cena. É consenso que muito do sucesso desse deck pode ser atribuído aos cards Feiticeira Escarlate, que pode mudar completamente o estado da mesa em uma ação, e Mystério, que se encaixa no deck como uma luva e aumenta as chances de sucesso de uma abertura potente no 1º turno consideravelmente. A partir daí, o piloto tem uma gama de opções quase obscena com compras a cada entre-turno, manipulação do deck de um oponente e busca por cenários que melhor desenvolvam a situação em cena.

A verdade é que, se um determinado deck não era capaz de trabalhar em cima de uma abertura padrão de um deck Magia, muito provavelmente ele não teve força competitiva em BSPO. Não é à toa que o 1º bimestre da temporada BSPO foi dominado por pilotos experientes que escolheram os caminhos da Magia. Pode-se dizer com certa tranquilidade que Magia foi o melhor deck da temporada pelos resultados avassaladores que conquistou durante esses 4 meses. E é certo que esse arquétipo continuará incomodando na atual temporada. Estaremos atentos!

Encerramos a retrospectiva de hoje com o esqueleto de um deck Magia, ou seja, o mínimo necessário para que o deck se encaixe nesse arquétipo e tenha sucesso:

Personagens -

3x Dr. Estranho
3x Feiticeira Escarlate
3x Mystério

Habilidades -

1x Olho de Agamotto
1x Livro de Vishanti
2x Influenciar o Futuro
2x Impacto Arcano
3x Algemas de Krakkan
3x Invasão Etérea
3x Sugestão Coletiva
3x Fazer Esquecer

Suportes -

3x Armadilha Reforçada

Cenários -

3x Convocar Reforços
3x Invasão Secreta
1x Investigar Ruínas


Total - 37 cartas

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -