Posts Populares

Archive for 08/01/14

BSPO - Retrospectiva (Final)

By : Daniel Bastos
E hoje acaba o nosso giro pelo que deu trabalho em Poderes Ocultos com o último deck da semana que fez por merecer um lugar cativo nos torneios de BS. E esse fez barulho com força bruta, levando porrada de todo lado e distribuindo em dobro.


Em um meta cercado por personagens leves e Antecipações fortíssimas, os decks de Super Força eram inexistentes, por não possuírem essas opções e não render o que seria esperado, sendo alvos (e prêmios) fáceis para os oponentes que cercavam um por vez, aproveitando a dificuldade em encher a mesa com personagens dessa característica.

Em Poderes Ocultos, no entanto, algumas cartas mudaram esse panorama. O que demorou para ser notado, pois quase todos os jogadores estavam preocupados com a força apresentada pelos decks de Magia, com Mystério, Feiticeira Escarlate e todas aquelas Antecipações que impediam os oponentes de reagir a tempo. Até que, no meio da temporada, surgiu uma idéia. E depois outra. E mais uma. Todas com o mesmo fundamento: "E se personagens pesados o suficiente para aguentar as Antecipações e, ao mesmo tempo, não entregar o jogo quando caíssem, entrassem em cena na hora certa?".

A solução estava na matemática.
Um duelo de Battle Scenes acaba quando um jogador soma 15 pontos. Qualquer pontuação feita acima desse valor é esforço excessivo.

Partindo deste princípio, se um jogador oferecesse o máximo de dificuldade para completar esta soma, no menor tempo possível, este jogador estaria em vantagem. Além disso, considerando as melhores opções possíveis para cada valor de Energia dos personagens, ter mais pontos em mesa é indicador (ainda que frágil) de maior força.

Com os decks de Magia em mente, começaram a se desenhar opções até que foi possível responder ao já famoso "trio ternura" (Mystério, F. Escarlate e Dr. Estranho), que somam 9 pontos em mesa, com massivos 14 pontos no turno seguinte à entrada do trio. Escudos altos e um pouco de sorte quanto aos recursos disponíveis permitiram uma resistência natural ao ataque inicial e a retaliação, em muitos casos, passou a significar a afirmação de vitória. A carta em destaque (Bomba-A) passou a ser o carro-chefe da resistência, graças ao seu texto permanente que causa 1 ponto de dano penetrante a qualquer personagem que use uma ação de Antecipar nele, inibindo qualquer tentativa de tirá-lo de jogo antes que ele pudesse fazer algo.

Mas a verdadeira pegadinha do deck é que o esforço hercúleo para derrubar 14 pontos em cena ainda não é suficiente para encerrar o jogo. E isso só será percebido quando já houverem 12 ou 13 pontos acumulados nos prêmios do piloto adversário e todos os seus personagens em cena cansados e sem forças para derrubar mais um titã que, certamente, virá à mesa. Assim, nasceram alguns arquétipos de decks de Super Força, mesclando Regeneração para manter esses titãs vivos e algum outro poder que oferecesse defesas e/ou Antecipações. Porém, a estratégia desses decks é a mesma: 14 pontos em cena, mais 7 perto do fim do jogo. E o protótipo também, como veremos abaixo:

*(lembrando que esse prótotipo obrigatoriamente necessita de adições oriundas de outro tipo de poder à escolha do piloto)*

Personagens -

3x Bomba-A
3x Hulk (BSET)
3x Blob

Habilidades -

3x Super Soco (BSPO)
2x Super Soco (BSUM)
2x Onda de Choque
3x Reestruturação Muscular
1x Simbionte - Venom
3x Escudo Improvisado

Suportes -

3x Armadilha Reforçada

Cenários -

3x Convocar Reforços
3x Retirada Estratégica

Total: 32 cartas

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -