Posts Populares

Archive for 08/13/14

Report e Leitura do Ambiente - Torneio Domain Games em 09/08

By : Daniel Bastos
Muitas novidades, velhos confrontos e gratas surpresas. Esse é o início oficial da temporada BSMI em São Paulo. Com o primeiro torneio no formato ocorrendo na loja Domain Games, neste último sábado, deu pra sentir um gostinho do que podemos esperar nesses próximos quatro meses e o quadro geral para nós é muito bom. 12 guerreiros mostraram a que veio e apresentaram o que devemos esperar no cenário competitivo deste 3º trimestre.

O que se viu nesse primeiro torneio foi um ambiente conservador, com poucas apostas e alguns ajustes nas estratégias já conhecidas. Esse torneio serviu de parâmetro aos jogadores sobre o que desponta com clareza à primeira vista na nova edição e o que poderia ser aplicado futuramente, considerando a viabilidade das novas cartas. Sabendo disso, também apostei em uma tática já conhecida, o deck Energético, com algumas atualizações. Não estarei repassando a decklist pelo fato de haver muita experimentação e a idéia central do deck ser a mesma de qualquer deck do mesmo tipo, mas estarei comentando algumas das cartas utilizadas, principalmente as novas.

Mas antes de iniciar o report do que rolou, algumas colocações:

- O 1º Encontrão de Battle Scenes foi um sucesso, como já reportado aqui, mas eu queria fazer o meu agradecimento pessoal à galera que acreditou no projeto e tornou possível o melhor torneio de Battle Scenes do qual eu tenho notícia. Mas também queria pedir ao pessoal que nos prestigiou uma força aos nossos parceiros em Campinas no próximo Encontrão. Afinal, é nos apoiando que seremos mais fortes.

- Um salve também à galera nova em SP que tem marcado presença. O número de jogadores presentes no torneio não reflete a presença de BS atualmente em nosso cenário competitivo. Espero ver essa galera aparecendo mais daqui pra frente. E, sem mais delongas...

1º Rodada - vs. Luiz Lima (Elasticidade)

Já havia jogado contra esse deck (e piloto) dias antes, então sabia mais ou menos o que esperar. Saber o que esperar, no entanto, não diminuiu em nada a dificuldade que eu enfrentei nessa partida. Honestamente, não me lembro de ter passado tanto aperto contra um deck novo em meu curto tempo jogando BS.

A partida em si começou com uma disputa inusitada: uma guerra entre suportes. No primeiro turno, meu oponente baixou Líder e Escorpião (!), seguidos de uma Toupeira Mecânica, tratando de acelerar seu jogo com Invenção Bizarra e Resgate Enroscado. Forçado a ir para o jogo, estreei Pyro, destruindo a Toupeira dele e baixando a minha. Nos turnos seguintes, meu oponente colocou uma muralha de Chamarizes Holográficos a cada turno, que dificultou minha ofensiva. Além disso, o seu lado da mesa começou a amotoar personagens de uma maneira absurda, vista somente nos mais rápidos decks de Magia e, de uma hora para outra, eu fui surpreendido por um número desigual de personagens. Fui forçado a esperar recursos, mas eles não vieram no momento de necessidade. Coloquei alguns personagens pesados em turnos alternados, explodindo ataques em área até que marquei os 15 pontos. Porém, detectamos uma jogada ilegal durante a partida e, como no momento da jogada, não haveria uma definição imediata se a mesma fosse corrigida, um empate foi declarado.

Abro um adendo aqui para alertar que, com um pouco mais experiência pilotando o deck e aprendendo o jogo, não duvido ter jogado contra um futuro campeão. Partida sensacional.

0-0-1

2º Rodada - vs. Virgilio Bressan (Portal)

É difícil dar nome a esse tipo de deck, então chamo todos de Portal, já que é o elemento padrão. Todo mundo conhece esse deck, baixa o dito-cujo, muito dano de Ações Imprevistas e cenários, Antecipações depois.

Pelo fato de os dois decks agirem no turno em que os personagens entram em cena, houve muita troca de dano até eu conseguir controlar a mesa, destruir os Portais que entraram em cena e marcar os 15 pontos. O momento de entrada dos Pyros de ambos os lados definiu os rumos do jogo e meu Ultron selou a vitória com Genocídio.

1-0-1

3º Rodada - vs. Átila Ferreira (Magia)

Um dos melhores decks de BSPO na mão de um dos melhores jogadores de SP.

A partida começou com Toupeira Mecânica e Invocar o Relâmpago do meu lado contra o trio de abertura padrão desse deck (Mystério, Dr. Estranho, Feiticeira Escarlate). Uma Gata Negra quase me surpreendeu mas rapidamente vieram bons recursos e eu levei o Mystério e a Gata embora com Pyro, Ultron-6 e Ultron-14, este último em um Esconderijo Secreto. Mesmo sendo alvo de 3 Invasões Etéreas e perdendo Pyro e U-6, meu U-14 escondido provou-se um grande problema que não foi solucionado a tempo, marcando os meus 15 pontos praticamente sozinho.

2-0-1

4º Rodada - vs. José Júnior (Energético)

Pela pontuação e os cruzamentos simultâneos, somados à falta de um corte para o Top 4 habitual, aquela seria a "final" não-oficial do torneio.

Felizmente, meu deck trabalha bem a partida espelhada (mirror match). E as medidas necessárias para isso vieram rápido, com Toupeira entrando no 1º turno e sendo alvo de uma Retirada Estratégica para 5 turnos de devolução de recursos vitais ao deck do oponente. Roubo de Idéias também caiu rápido e eu abri a mesa para acelerar mais ainda meu jogo e atrasar o do oponente. Ele utilizava Portal em seu deck, o que o permitiu  me agredir quando ele se viu forçado a agir. Porém, meu jogo já havia avançado o suficiente para controlar a mesa e destruir os 2 Portais que ele baixou em cena e bastou administrar as ameaças conforme elas apareciam para garantir o "caneco".

3-0-1

-----------------------------------------------------------------

Tive a felicidade de jogar contra 4 decks com propostas diferentes, mas o cenário em si não apresentou tantas mudanças. Magia e Energético continuarão fortes nessa temporada, mas aposto em maiores mudanças significativas apenas para os decks Energéticos.
Surgiram novas opções e há a possibilidade de sair do estilo de jogo passivo que esses decks executavam antes. Os decks mágicos não ganharam grandes novidades, mas já são naturalmente fortes. A variante "Naruto" (atribuída em um momento de descontração, mas que faz todo o sentido), que eu considero a melhor versão desse arquétipo, vai continuar ganhando muito nos próximos meses sem praticamente alterar nada em sua composição.  

Portal terá muita presença, ao menos no início, devido ao grande número de jogadores novos na cena e ao baixo custo dos decks que se apóiam nesse suporte. Líder deve integrar boa parte desses decks para acelerar o jogo.

Elasticidade foi uma grata surpresa com uma velocidade de jogo inesperada e mais força com Sufocamento. Suportes de apoio tornam esse deck muito mais rápido e controlador do que parece.

Veremos como os próximos torneios se desenrolam e quais novidades podem surgir. Até lá, fiquemos ligados!
Tag : ,

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -