Posts Populares

Archive for 09/29/14

Spoilers IC - Surfista Prateado

By : Atila Ferreira
E, mais uma vez, o blog Torneios De Battle Scenes fará a análise dos spoilers que serão lançados diariamente pela Copag da nova edição: Invasão Cósmica, que começaram hoje, sempre com uma abordagem focada no âmbito competitivo, considerando o metagame vigente em seu mais alto nível e baseada na experiência dos autores do blog dentro do cenário de atuação dos mesmos. Comentários, sugestões e especulações são sempre bem-vindas, o espaço também é de quem nos acompanha!

Abrindo os trabalhos, o vencedor da 1º votação de IC realizada no perfil do Facebook da Copag (por uma margem esmagadora, vale lembrar): Surfista Prateado.



Daniel: A justiça foi feita. Se o Surfista UM talvez tenha sido a maior decepção de todas as edições de BS, sua nova versão tratou de corrigir isso com honras. E, importante notar, mantendo o predecessor relevante. Um feito impressionante.

5/3 é uma resistência considerável por uma quantidade razoável de prêmios em caso de nocaute. Pessoalmente, eu não gosto de personagens que dão 5 pontos de prêmio ao oponente, por questões matemáticas. Mas o Surfista tem uma resiliência acima do normal, especialmente se for inserido em um deck de Quarteto Fantástico (usando a cópia de UM como recurso), ganhando escudo adicional da Mulher Invisível e do Fantasticarro.

Seus poderes cobrem todas as vertentes possíveis em um deck de Quarteto Fantástico (4F a partir de agora), exceto pelos poderes do Sr. Fantástico, dando ao Surfista múltiplas opções e o tornando parte integrante de qualquer estratégia dentro dessa afiliação. A combinação Ignorar Fracotes/Concentrar Poder tem mostrado muito valor em MI e o pacote de Alteração Subatômica/Voar Alto dá a ele uma estratégia defensiva difícil de furar.

Poder do Arauto é uma ação mais estratégica do que ofensiva, mas tem muito potencial. Ela pode arrancar um Concentrar Poder que o próprio Surfista esteja carregando, para ser usado em outro personagem no turno seguinte. Ou pode tirar o já consagrado Chuva de Raios de algum oponente enquanto você foca seus ataques em outro. No geral, uma ação interessante.

O texto permanente dá a ele a possibilidade de integrar o 4F sem nenhum esforço, mantendo apenas uma cópia do Surfista UM no deck. Além disso, ele também busca um novo item mágico, a Prancha do Surfista Prateado. Seus atributos ainda são desconhecidos, mas é quase garantido que vem coisa boa por aí. Não vou especular muito além disso antes de a Prancha ser revelada, mas desconfio que ela possa interagir com um certo personagem que tem tudo para ser um dos EV dessa edição.

Um comentário adicional: o alinhamento N/A e os poderes equivalentes aos do Nimrod permitem que ele jogue em um deck de Sentinelas, usando Nano-Sentinelas e a sinergia com os robôs. Só uma sugestão.

Nota: 4/5. Gostei bastante do que fizeram com ele e prevejo-o como uma das cartas mais populares da edição.


Atila: Não sabemos quais serão as outras 107 cartas da próxima coleção, mas dá para palpitar sem medo de errar que conhecemos hoje uma das estrelas de IC. Se tivesse sido lançada em MI estaria fazendo estrago torneios afora.


Carta muito boa, se o Surfista anterior mal via jogo, sua nova versão vai pelo caminho contrário.


Apesar da óbvia sinergia com quarteto fantástico, o Surfista IC vai além, pois com sua legião de poderes ele consegue se encaixar em vários tipos de decks, tanto ofensivos, com Chuva de Raios, Concentrar, Ignorar Fracotes, Furia Descontrolada, como defensivamente, com Circundar, Voar Alto e Alteração Subatomica. Ainda por cima tem 3 de escudo, que podem ir a 5 num deck de quarteto. Sem portal para o microverso a coisa fica feia.


Seu ataque, Poder do Arauto, é legal e funciona taticamente, pois é um penetrante e o restante da ação é um leque de opções, tira um concentrar parado em um dos seus personagens, ou tira uma chuva de raios (que talvez seja a carta mais usada com concentrar poder no meta atual) do oponente.


Opções de deck não vão faltar para ele, quarteto, raio, superforça, e porque não um futuro novo deck de turnos infinitos?


A combinação de 4 poderes mais um bom ataque e escudo alto fazem, logo no primeiro spoiler, do Surfista Prateado IC uma das promessas da coleção, isso ainda sem ver o que faz a prancha do surfista. Aqui não cabe especulação nenhuma, mas se a prancha for muito boa, o Surfista vai ser um ótimo personagem, se a prancha for OK, o Surfista continua sendo um ótimo personagem.

Lava, passa, cozinha, bate, defende e a passiva ainda busca carta no deck. Nota 4/5
Tag : ,

Report: House Of Cards - 27/09

By : Daniel Bastos
Salve, jogadores!

No último sábado, 27/09, rolou o 2º torneio de Battle Scenes em conjunto com a loja House Of Cards, na minha terrinha (Santos/SP), e eu tô aqui pra dar o report desse torneio, do qual eu participei.

8 guerreiros participaram, apesar da chuva cruel que castigou o fim de semana e de um evento de cultura japonesa e nerdices em São Vicente, cidade vizinha, do qual a maioria dos participantes desconhecia, mas que foi a causa da divisão dos jogadores da região, pois rolou torneio de BS nesse evento também. Mesmo com esses contratempos, tivemos sucesso na realização do torneio e, mais uma vez, gente nova e gente boa apareceu pra prestigiar. Aos poucos, Santos vai se tornar um pólo interessante para quem acompanha BS por aí.

Mais uma vez, eu quero mandar um agradecimento ao pessoal da loja, que correu atrás de premiação de última hora e conseguiu umas coisas bem legais, inclusive liberando um pequeno acervo de cartas avulsas à disposição dos jogadores. E todo mundo sabe o quanto a disponibilidade de cartas avulsas é uma carência ainda; portanto, valeu e muito!

----------------------------------------------------------------------

Antes de iniciar o report, segue a decklist, pois trata-se de um deck novo, ainda sem precedentes registrados e eu vou precisar pontuar algumas características dele. Nomeei o deck Mutantes de Ferro, por razões óbvias:

Personagens - 23

3x Tony Stark
3x Homem de Ferro (BSUM)
1x Homem de Ferro (BSET)
3x Tempestade (BSMI)
3x Cristal
3x Homem de Gelo
1x Kitty Pryde
2x Falcão
2x Asa Vermelha
1x Motoqueiro Fantasma
1x Raio Negro

Habilidades - 26

3x Roubo de Idéias
1x Pensar Rápido
3x Concentrar Poder
3x Chuva de Raios
3x Voar Alto
3x Circundar
3x Atrasar
3x Sufocamento
1x Simbionte - Venom
3x Ignorar Fracotes

Cenários - 11

3x Convocar Reforços
3x Retirada Estratégica
3x Explosão Errática
2x Manchete do Clarim


Pode parecer que tá tudo aí jogado num estilo "vai que cola", mas existe método na loucura.

A intenção é jogar no mesmo ritmo (às vezes, até mais rápido) de um deck de Magia, chamando o máximo de personagens pra minha mão com efeitos e cenários, usando alguns como capacitações e recursos. É perfeitamente possível abrir a mesa no primeiro turno com 5 personagens em cena e o ideal é que isso aconteça. Tony e as armaduras compram cartas, enquanto o restante do deck (armaduras inclusas) controla a mesa com incapacitações.

Porém, esse deck também foi construído para ter saídas sem a iniciativa.
Retirada Estratégica e Concentrar Poder assumem a ponta da estratégia. Praticamente tudo do deck interage de maneira ofensiva/defensiva com a primeira carta e a segunda é a espinha dorsal de qualquer deck Energético que se preze.

Pelo fato de a estratégia inicial ser calcada no Tony Stark, Genialidade e Super Força têm muito mais relevância do que o deck aparenta. Depois que a galera toda tá na mesa, a muralha defensiva ajuda a minar o jogo do oponente. A Tempestade protege os mutantes, Falcão e Asa se protegem, o resto tem boa armadura. Daí é finalizar com as cartas de maior poder ofensivo.

Motoqueiro Fantasma interage bem com as opções que o deck apresenta, além de possuir o fator-surpresa no fim do jogo ou quando a cena já está bem habitada para garantir mais uma antecipação. Raio Negro é o botão de emergência, mais utilizado aqui como teste.

----------------------------------------------------------------------------

1º partida - vs. Jhonattan Nascimento (Vingadores)

Ele ganhou a iniciativa, mas quem abriu a mesa primeiro fui eu. E de maneira não tão eficiente, com Tony e uma armadura BSUM. Fiz o que deu, enquanto meu oponente acumulou recursos.
Quando ele entrou em cena, vieram Cap. América BSUM, Thor BSUM e Miss Marvel BSPO, sem antecipações, mas com Fúria Descontrolada e Incursão Surpreendente prontos.
Homem de Gelo resolveu o dilema e eu derrubei o Thor o mais rápido que pude, mas não sem perder Tony pra uma Onda de Choque subsequente.
Consegui controlar rápido o jogo, mas perdi uma armadura ao custo do Cap. América dele.
No fim, Homem de Gelo e uma segunda armadura se juntaram contra a Miss Mavel, somando os 15 pontos.

2º partida - Raphael Sementili (X-Men)

Mais uma vez perdi a iniciativa e comprei uma mão inicial que me sugeriria um jogo mais lento.
Porém, meu oponente se assustou com a quantidade de habilidades de incapacitação que vieram logo de cara e resolveu abrir a mesa precipitadamente para não ser prejudicado por elas, descendo um solitário Wolverine.
Aguardei alguns turnos reunindo recursos, pois não fazia sentido ir para o jogo naquele momento. Meu oponente conseguiu reunir recursos para baixar uma Fênix bem carregada de antecipações.
Porém, no turno seguinte, eu desci 6 personagens, um deles sendo o Homem de Gelo que neutralizou a Fênix e outro sendo uma armadura com Concentrar Poder, Chuva de Raios e Ignorar Fracotes, o qual não poderia ser tocado pelo Wolverine. Liquidei a Fênix e só precisei controlar o jogo a partir daí para não tomar nenhum susto.

3º partida - "Jota" (Irmandade de Mutantes)

Desculpa, não pude pegar seu nome no dia, vou ficar com o apelido...rs
Ganhei a iniciativa, mas não fui imediatamente para o jogo. Meu oponente baixou um Blob BSMI carregando outro BSET.
Aguardei alguns turnos, nos quais meu oponente construiu recursos e um Magneto entrou em cena. Fui pra cima com 5 personagens, cansei o Blob e fui respondido com Pyro e Avalanche no turno seguinte.
O Homem de Gelo, com alguma ajudinha, derrubou Pyro e Blob ao mesmo tempo em um Sufocamento e uma investida no Magneto fechou a conta e o torneio.


O deck foi bem testado e tem um nível de jogo bem competitivo. Há uma consistência interessante nas mãos iniciais, embora elas dependam um pouco de habilidades para serem sólidas, e a estratégia geral do deck dificilmente falha. Confiante nos resultados, eu levei o deck no dia seguinte para Jundiaí, aonde os meus parceiros da Toledo's Store (os irmãos Airon e Artur Toledo, um salve pra vocês pela recepção!) estavam organizando seu torneio de Setembro e tive excelentes resultados, inclusive contra os já testados e aprovados decks de Magia e Portal-Garras-Saltitar.

Mas quem vai contar essa história é outra pessoa, aqui mesmo no Torneios de Battle Scenes. Fiquem ligados e até a próxima, geral.

Como diria o P.H., avante jogadores!

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -