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Archive for 10/14/14

Spoilers IC - Taa II, Ravina, Nevasca e Pigmeu

By : Daniel Bastos
Sexta de muitos spoilers! Novas revelações e novas estratégias possíveis. Mas o que achamos das cartas?

Daniel: Começando pela Ravina, a combinação de poderes é boa, mas a personagem não tem muito mais que impressione. Difícil acrescentar mais do que isso, não vejo espaço para ela em decks aonde a mesma se encaixaria pelo fato de haver outros personagens mais capazes para oferecer o que ela oferece.

Nota: 2/5

Nevasca é basicamente um Chicote Negro sem AaD e com a afiliação Thunderbolts. A afiliação extra ainda não irá tirar proveito do que o personagem oferece, então temos um personagem que não acrescenta muito ao que já temos.

Nota: 1,5/5

Pigmeu: 3/2, Agilidade (o poder mais versátil do jogo até o momento) e proteção no texto. Vai ser difícil derrubar o baixinho. Na dúvida, ele se encaixa em qualquer deck que precise de alguma forma de desacelerar o jogo. Esse eu creio que veja jogo logo nos primeiros dias de BSIC, estou curioso para saber como ele vai se encaixar no meta.

Nota: 3,5/5

Taa II: Parece que teremos um deck de Arautos de Galactus. Mas é difícil opinar sobre o suporte, que é muito pesado. Na prática, é um Asteróide M para o patrão do deck. Mas dar tempo ao oponente até que você possa executar qualquer que seja a estratégia que envolva o Galactus e seus Arautos é perigoso. E já deu pra perceber que a estratégia em si requererá uma quantidade considerável de recursos para rodar. Veremos...

Nota: 2,5/5


Átila: E mais uma sexta cheia de spoilers! Pena que por enquanto não teve nada claramente muito útil. 

Ravina 
Uma boa vilã, com uma combinação de poderes interessante (laminas e voo). Seu ataque é legal, pela possibilidade de dar 1 penetrante na preparação, e com cubo e à espreita por aí a chance de dar pelo menos dois é maior. Possui o clássico 4/1, o que a torna uma personagem frágil e de custo médio para entrar em cena. Se fosse 3/1 seria melhor, mas mesmo assim é um personagem a se olhar com carinha em decks de vilões, podendo agir tanto na defensiva quanto na ofensiva. Mas hoje não entraria em nenhum dos decks que jogam no metagame, mas em entrevista recente o Fabian, criador do jogo, disse que acredita que IC irá criar possibilidades que mudarão o metagame. Essa eu quero ver, mas deve seguir o rumo de PO, quando ele criou o poder de Magia que dominou aquela temporada. Talvez presenciemos isso novamente com o novo poder que será revelado em IC. Por voar alto, usar garras imoladoras, bater na preparação e poder trespassar na antecipação, leva uma adequada Nota 2.5/5 

Pigmeu 
Outro bom personagem para compor o leque de opções na hora de se criar um deck. Possui agilidade, que é um dos poderes que mais antecipa no jogo. Seu vigor físico, 3/2, e texto fixo garantem que ele não seja facilmente derrotado e pior ainda, quando ele está sozinho em cena o oponente vai ter que rebolar para dar dano nele, pois a primeira ação não pode ter ele como alvo. Esse pode vir a ser uma daquelas cartas boas e baratas, em todos os sentidos, que na soma de todo o jogo podem fazer a vitória pender para o seu lado. 3/5 

Nevasca 
Deve ajudar os Thunderbolts no tribal, mas como carta para o metagame standard é mais do mesmo. 4/1, bate dois e tem apenas um poder, elasticidade, que apesar de bom é apenas um poder complementar a estratégias de jogo. Não merece muito aprofundamento, não deve estar presente em muitos decks, ainda mais quando existem opções muito melhores por aí, como Homem aranha MI, Homem de Gelo e Sr. Fantástico. Por não fazer nada além do que outros personagens já vinham fazendo, e fazendo bem, leva uma nota 1/5 (sendo legal) 

Taa II 
Sem saber se o Galactus é tão bom que valha a pena gastar 6 recursos com esse suporte é difícil analisar. Mas vamos lá. É pesado, fácil de se derrubar e dá uma dor de cabeça se o oponente tiver um busca e apreensão no deck, ainda mais com tantos Mysterios por aí, pois uma cópia no deck é o suficiente. E vai demorar um bom tempo para baixar o Galactus, que deve ser gordo, esse suporte e mais um ou outro arauto em campo, de forma que quando você for para o o jogo a chance de seu oponente estiver com o jogo bem construído é grande. Preocupações que devem ser levantadas antes de se pontuar essa carta. Mas com certeza ela tem prós, o principal: dá um ou dois turnos de tranquilidade para o Galactus entrar em campo e fazer o que quer que ele faça, o que pode ser essencial para sua estratégia. Vale a pena usar o suporte? Não sei, só quando conhecermos toda a coleção. Nota? Vejo mais contras do que prós por enquanto, se é para proteger personagens e correr o risco de dar seis prêmios com um eventual busca e apreensão, o deck de irmandade com asteroide vem se mostrando muito mais consistente. 1.5/5 (hoje) 


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Report Torneio Domain 12/10

By : Fernando


Faaaaala galera do Cenas de Batalha!!!!

Como nem todos me conhecem, primeiro eu me apresento:
Meu nome é Fernando e jogo Battle Scenes!....só isso importa!...rs
Começei a jogar com UM, mas só entre amigos e família...e me achava bom no jogo!!
Em ET comecei a ir em torneios e, logo na primeira partida, o Atíla me deu um tapa na cara e vi que nem a regra da Contagem Regressiva eu sabia direito...obrigado Atíla, depois te dou 3 Surfistas pela dica!!....nessa época, eu ainda jogava pouco, cerca de 1 torneio em cada 3 semanas..
Em PO, parei de jogar BS...
EM MI, voltei a jogar, mas querendo me dedicar um pouco mais...

Pois bem, uma coisa que sempre me incomodou bastante é a frequência com que certos decks apareciam....vejo poucas pessoas tentando coisas novas ou formas novas de jogar....e os decks continuam iguais desde ET....afinal de contas, Magia nada mais é do que uma evolução do The Wall...ou não? Dr. Estranho, Feiticeira, Ninjas, Espiral, Magia...tudo formando a “parede” para bater na antecipação...

O que eu quero com esse report é forçar os jogadores a saírem da caixinha....temos muitas cartas para experimentar, testar, enfim....é por isso que gosto tanto do formato tribal...ele força o jogador a pensar diferente..

Então, a questão é: questionem-se, questionem o jogo:
- Pq Magia está ganhando tanto? O que tem de vantagem?
- Pq todo mundo usa Concentrar Poder?
- Pq Battle Scenes é um jogo com nome em inglês sendo que foi criado no Brasil, para brasileiros?....rs
Foi tentando responder a perguntas assim que fiz meu deck...

Quanto à Magia, como tem que ser um deck para ganhar de um deck rápido, que controla o seu e o meu deck?
- 1º um deck que não tenha pressa;
- 2º um deck que não tenha problema em ter o monte de compras controlado pelo oponente;
- 3º um deck que não apanhe na antecipação;
- 4º um deck que entre batendo.

A 4ª pergunta fala em ímpeto: pq todo mundo usa Concentrar Poder!?!?....o deck de ímpeto, que deveria se chamar “deck de ímpeto”, chama-se “deck de ataque energético”, pq o povo só enxerga o Concentrar como carta de ímpeto...vejo gente dependendo de 3 Concentrar Poder para ganhar partidas, pagando 2 de capacitação para dar 3 penetrante com Raio de Força, sendo que temos inúmeras formas de ímpeto tão boas ou até melhores:
- Kraven + Colisão bate 5 penetrante
- Justiceiro + Colisão bate 3 penetrante em vilão
- Blade + colisão bate 3 penetrante em regeneração
- Treinador permutando Rompante ou Lâminas bate 3 ou 2 penetrante....
- Electro com qqer ataque energético
- Pyro com.....bem, sozinho mesmo...rsrs

Todos batem tanto ou mais que um Raio de Força, com custo 1...e ouço gente falando que essa combinação é difícil de fazer....estão errados!!...ainda mais com Manto e Cubo para dar voô ao povo, além de Erguer com a Mente
Pronto, já tenho bastante ímpeto...

Agora, 3ª pergunta, como não apanhar na antecipação? Faço então outro questionamento...Pq desde ET o povo só usa Fogo Cruzado? E o Sem trégua, pq não usam? Quase td deck tem Tony....baixe um cara com ímpeto e Sem Trégua mirando o Tony que vc conseguirá bater....E pq sempre que penso em não apanhar tento proteger meus personagens, ao invés de impossibilitar o ataque dos do oponente?
Pois bem, Magia não liga pra Fogo Cruzado...
Então, meu deck não pode dar só proteção aos meus personagens, ele precisa impossibilitar que o oponente se mova...
E olha quanta carta temos para isso: Rocha Lunar, Homem de Gelo, Armadilha, Pyro entrando pode tirar antecipação, Serpente da Lua...e, se o cara ainda conseguir bater, tem Chamariz, Escudo Improvisado, escudo alto, enfim....
Vi muita gente fazendo alarde pelo Pyro, justificadamente, mas ngm falando bem do Homem de Gelo, o cara que possibilita um enorme sofrimento à qqer parede....vi gente usando 3 cards(Concentrar Poder + Cristal + Ação Dupla/Retirada) para incapacitar 2 personagens....olha só como a mente do pessoal ficou engessada no Concentrar Poder....Homem de Gelo + Retirada(2 cards) fazem isso de maneira muito melhor, pois meu Homem de Gelo continua capacitado, pode dar Colisão ou pode ser capacitado para bater 2 na próxima antecipação...e meu Concentrar eu posso usar para outras coisas...

Pois bem, já entro batendo e sem apanhar....não preciso de pressa, pois devo acumular recursos mesmo....e o cara pode mexer no meu deck o quanto quiser, pois tenho muitos personagens e alguns certamente virão na minha mão...se colocar Concentrar pro fundo, sem problemas tbm....

Esse deck foi pensado para ganhar de Magia, mas se dá muito bem contra qualquer tipo de deck...até hoje foram 5 torneios, tendo vencido 2 com invencibilidade e perdido os outros 3 com bons resultados (3/1, 2/1 e 3/1), sempre perdendo somente para o campeão(Ph com Irmandade, Luiz com elasticidade 2 vezes)...

Resolvi chamá-lo de Antiparede, pois ele espera o cara construir a parede, ganhar confiança achando que está com a mesa dominada e depois eu entro passando o trator....rsrs

DeckList – Nome: Antiparede, ou carinhosamente chamado de Trator....

Personagens(28) cada um tem pelo menos 2 funções, seja travar, incapacitar, bater, entre outras:
2 Treinador
3 Electro
2 Pyro
2 Fênix Negra
2 Mystério
2 Homem de Gelo
2 Kraven
2 Rocha Lunar
2 Fênix
2 Serpente da Lua
2 Justiceiro
2 Miss Marvel MI
1 Kang
1 Tempestade
1 Motoqueiro Fantasma

Suportes(4):
2 Armadilha Reforçada
2 Chamariz Holográfico

Cenários(9):
3 Convocar Reforços
3 Retirada Estratégica
2 Sem Trégua
1 invasão Secreta

Habilidades(19)
3 Voar Alto
3 Colisão Devastadora
2 Erguer com a Mente
3 Escudo Improvisado
1 Manto de Levitação
1 Rompante de Precisão
2 Onda de Energia
2 Chuva de Raios
1 Concentrar Poder
1 Cubo Cósmico

Bom, segue agora report do torneio:

O torneio teve 11 jogadores, sendo que desses, quase a metade era formada por jogadores novatos, ou pelo menos desconhecidos por mim. É sempre bom ver novos jogadores em BS e essa é uma das grandes vantagens dos jogos realizados em lojas: novos jogadores se interessam pelo negócio e decidem participar.

Enfim, vamos às partidas:

1/0 – Caio (Super Força com uma pitada de Lâminas) 20 x 3
Nunca havia jogado contra o Caio, mas já o vi 1 ou 2 vezes em torneios. Quando vi tombar cards de Super Força no recurso, dei um sorrisinho interno(rs), pois Super Força é o deck contra o qual o meu se dá melhor, já que ambos ficam acumulando alguns recursos, até o oponente montar uma parede lenta e pesada com 2 ou, no máximo, 3 brutamontes. Parede forte, porém muito passiva, devido às poucas antecipações. Não me lembro bem como a partida se desenvolveu, mas não fugiu do padrão. Ele entrou com Fanático e Bomba-A(?), eu entrei com Treinador com Rompante, Electro com Chuva de Raios e Homem de Gelo(para incapacitar o Fanático com Trespassar). Trator no Bomba-A!! No turno dele, ele deu uma Garras e tirou 2 Voar-Alto do Homem de Gelo, que tbm foi preso na Armadilha. Eu usei a ação do Homem de Gelo só para ganhar 3 de escudo, já prevendo uma Onda de Choque que viria. E veio. Levou meu Treinador e 2 cartinhas do Electro. No turno de volta, trator no Fanático, fiz 13 pontos e esperei ele descer mais. Ele desceu um Blob pançudo e outro Bomba-A(?). Foquei no Bomba. Kraven, Pyro, Fênix e mais uma porrada de caras pilotaram o último trator. Trator nele!!....rs

Nesse momento eu olho para os outros ganhadores e vejo Daniel, Paulo, Gudy e Luiz...paro, dou uma leve chorada, e mentalizo que, caso queira ganhar esse torneio, terei que vencer 3 dessas pedreiras....

2/0 – Gudy (Mix de Magia, Regeneração, Ataque Energético e Voo...rs) 18 x 6
Gudy é o cara que mais conhece meu deck e isso é sempre preocupante. Junte-se a isso o fato de que tem os decks mais inesperados. Quando penso que está com Magia, ele usa Concentrar, quando pensa que está com Concentrar, ele usa regeneração, enfim...rs. Dessa vez ele veio com um deck diferente do “Magia sem Magia”(rs) que andava usando. Era um deck que tinha alguns elementos bem conhecidos por mim, como Kraven+Colisão(copião...rs). Ele começou com Feiticeira, Tony e Omêga, que acabaram morrendo ao passar o primeiro trator com Justiceiro, Miss Marvel e Treinador. Durante meu turno, acabou o tempo da partida, e eram 0+3 turnos. No turno do Gudy, turno 1, ele baixou a cambada. Porém, ele acabou demorando cerca de 8 minutos para fazer essa jogada e, após destruir meu Treinador e meu Justiceiro, mas antes que pudesse destruir minha Miss Marvel, o tempo acabou. Eu ganharia por 9 a 6. Depois de discussões, debates e tal, ficou a meu critério escolher se deixaria o Gudy continuar a jogada e, consequentemente, os turnos 2 e 3, ou se pararia ali. Sei que a maioria das pessoas, inclusive o próprio Gudy, falaria que, como isso poderia significar minha derrota, eu não deveria deixa prosseguir, mas, como sou muito bonzinho, acabo sempre deixando essas coisas. E, deixei novamente. Ele fez o turno dele, mas errou ao não contar com a teta anuladora de dano da Miss Marvel, deu a Colisão do Kraven seguida do ataque do Pyro, ao invés do contrário. Minha Miss Marvel sobreviveu. No meu turno, o cara da loja veio mandar parar, pois tinha dado o tempo e, eu, mais uma vez, mesmo com ainda 9 a 6 de prêmio, continuei a jogada....porém, ainda assim ganhei, ele tinha 4 antecipações, Rocha incapacitou 1 e foi rendida, chamariz cuidou da 2ª, Homem de Gelo da 3ª e Serpente da 4ª. Uma Onda de Choque do Electro daria conta do recado, seguido de mais 3 Colisões. Trator neles!!! Jogo polêmico, vitória suada, mas bonita!

Depois de uma pedreira dessa, nada melhor que outra pedreira...rs

3/0 – PH (Deck de Irmandade, ou seria Deck de Asteroide?...rs) 20 x 5
Jogar contra esse deck é simples: veio Asteroide, ele ganha, não veio, não ganha. Começamos acumulando alguns poucos recursos. O 1º Asteroide dele vai pros recursos. Eu peido de alegria! Coloco Miss Marvel só para chamar ele pro jogo e eu parar um pouco de tombar recursos valiosos. Não esperava perdê-la ainda, mas errei ao colocar um escudo nela, que saiu junto com a porrada na teta. Ele finalizou com Pyro, Treinador e À Espreita, além de colocar um Mercúrio em jogo, os últimos dois antecipando. No meu turno coloquei Justiceiro, Mystério pra puxar Invasão e Pyro, Armadilhei o Mercúrio e, com a Serpente, tirei a antecipação do Treinador. Ele matou minha armadilha, eu passei o trator na parede dele. Ele voltou com uma paredinha de Dentuço, Mercúrio e Espiral. Mas sem Asteroide a parede ficou frágil demais...desci a cambada e....trator neles!!!
Por último, um ótimo jogador, com um deck desconhecido por mim...treta!

4/0 – Daniel (Falcão, Asa, Tony e os Ferrosos, Tempestade e Homem de Gelo, enfim...rs) 18 x 10
Não sabia como o deck dele funcionava, mas foi rápido pra descobrir. Saí com uma mão mais ou menos, fiz mulligan de 8, que me trouxe uma mão melhor, com 1 Electro, 2 Sem Trégua e 1 Kang, ótimo contra quem usa Tony e Asa/Falcão, mas sem mais nada de bom. Arrisquei e deu certo. Acumulamos alguns recursos. Ele abriu com Asa, Tony e Homem de Ferro, todos antecipando com incapacitações. Então baixei o Kang com Concentrar, Onda de Energia, Armadilhei o Homem de Ferro e joguei o Sem Trégua mirando o próprio. Estava tranquilo sabendo o que ainda tinha em mãos, mas cauteloso sabendo que o Daniel dificilmente entrega 15 pontos. O trator passou e levou Asa e Tony, mantendo o Ferroso na mesa. Ele deu Retirada no Ferroso e aguardou um turno para gerar recurso. Eu tinha Kang, mas ele estava com uma mão boa e ainda conseguiu baixar 3 personagens, sendo Homem de Gelo, Cristal e Tempestade com Concentrar, Chuva de Raios e a maldita Manchete do Clarim mirando, obviamente, o Kang. Tchau Kang...
Enquanto o Kang estava em jogo, havia usado Conhecedor do Futuro e colocado o Kraven para compra. Então baixei o Kraven, com Colisão, capacitado em 2 e com Sem Trégua na Tempestade, que tinha um Circundar, mas insuficiente para evitar a morte. Com isso, esperava matar a Tempestade e cansar os soldadinhos inimigos ao matarem o Kraven. Tchau Tempestade, tchau Kraven, tchau capacitação do Homem de Gelo. Com só 1 para antecipar, ele baixou o Homem de Ferro com Voar Alto, entregando, finalmente, os 15 pontos(aleluia!!). Pyro com Retirada deu conta da Cristal, Rocha Lunar mirando Homem de Ferro manteve ele imóvel e aí foi só trazer o resto da turma e passar o trator, que agora anda em cima de um novo playmat....rsrs

Foram partidas suadas, mas divertidíssimas, que é o mais importante!!

Menção honrosa: Luiz, não me vinguei de você ainda, mas, meu trator está te seguindo rapaz...rsrs

Trator neles!!!!

Acho que ficou clara a questão: questionem as coisas! Abram a mente! Não existe deck invencível!!! Esse mesmo que passei já tem pontos fracos que preciso pensar muito em como combater....rs

Valeu galerinha do Cenas de Batalha!!....e desculpem pelo texto longo pacaaaaaas!! Prometo que na próxima eu dou uma resumida!!..rs

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